terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Teria o homem americano surgido de uma evolução de espécies, por força divina ou por uma simples caminhada?

Ao descobrir o Novo Mundo, o homem do Velho Mundo do século XVI e XVII se questionou sobre as espécies animais ali existentes. Dentre os vários destes questionamentos estava aquele que mais nos envolve; como apareceu o homem: força divina, evolução ou ‘caminhada’?

A descoberta do Novo Mundo trouxe impactos desconcertantes para o Velho Mundo, em um primeiro momento sobre as analogias apresentadas viria a prevalecer o etnocentrismo europeu, dispondo dos estudos aprofundados e as incógnitas surgidas mantinham-se o aparentemente inexplicável: definindo o mundo natural definiam-se as questões? Necessariamente não, pois quando se aborda a origem da humanidade, tem-se a afirmativa dos dois progenitores que eram comuns a espécie humana: Adão e Eva, trazendo assim para o Novo Mundo mantem-se o não conhecido: sua chegada neste. E quando estendemos para as outras espécies animais, ressalva que o continente não é (era) interligado a nenhum outro, assim sendo isolado que como o homem ali chegou?

Segundo uma opinião generalizada, o aparecimento do homem no continente americano remonta há 30 ou 35.000 anos estando ligado ao momento que grupos de caçadores de estirpe asiática atravessaram o Estreito de Bering aproveitando uma ponte de terra firme, possível para encontrar uma sombra e descansar e continuar a caminhada, possuindo logo após um deslocamento para a América Central e do Sul. Mas um ajustamento suscetível de criticas dados que os números não coincidem:

· Homem no Continente Americano = 30/35.000 Anos
· Homem – América Central = 25.000 Anos
· Homem – América do Sul = 32.000 Anos
· Homem – América do Norte = 15.000 Anos a.C

Alguns estudiosos avançaram assim com a idéia de uma colonização múltipla que causaria a discrepância. Volta-se também a não apenas o surgimento da espécie humana como de outros animais. Então se não foi uma ‘caminhada’, tudo se responde com a Arca de Noé?

Teria Noé em sua arca transportado diferentes espécies animais, e também o homem e a mulher? Este transporte teria chego às novas terras e deixado o principio para que este possuísse a mesma harmonia do Velho?

Sob este aspecto a Arca de Noé vem a ser a salvação divina para as espécies contra o Dilúvio e também o prosseguimento das espécies. Noé nada mais é que, o objeto de ligação entre o Velho e o Novo (mantendo-se o etnocentrismo europeu).

Onde estes questionamentos querem chegar? Que Deus em uma obra fantástica e instigante que é a mente humana, estaria propondo a junção das diferentes teses/teorias buscando chegar ao surgimento do mundo que é envolto a Ele mesmo, ou de uma forma cientifica este surgimento está ligado à evolução e adaptação das espécies (Charles Darwin)? Sobre o proposto agora, trabalhando a mente humana os caçadores buscavam uma terra firme para descansar, assim após longa caminhada chegaram a terras diferentes até então conhecidas por eles, como traziam consigo suprimentos, animais do Velho foram deixando seus vestígios que foram se tornando o principio da vida no continente americano. Em resumo, o homem aqui chegou não trazido por anjos com harpas e aréolas, muito menos por uma arca que contrapõem os princípios físicos, como chegou então? É certo se afirma que foi com a exaustiva caminhada que ultrapassou o Estreito de Bering, aqui chegou e, portanto não teria aqui uma ‘mãozinha’ divina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário