domingo, 19 de agosto de 2012

Desenvolvimento do EUA/Guerra de Secessão/Neocolonialismo

A colonização na América do Norte

O sistema de colonização instituído pela Inglaterra em suas colônias americanas era o povoamento, baseado sobretudo na formação de centros urbanos/manufatureiros e na autonomia em relação à metrópole. Entretanto, o sul das colônias seguiu um caminho um pouco diferente, pois lá surgiu uma sociedade aristocrática e escravista, fundamentada em uma economia agroexportadora.

A guerra de Secessão (1861-1865)

Essa guerra civil dói causada pelos antagonismos existentes entre o Norte Industrial e o Sul Agrícola.
A burguesia nortista tinha consciência do grande mercado interno que aumentou muito em virtude da imigração e das altas taxas de natalidade.
Porém, a integração só seria possível com a abolição da escravatura, idéia que não agradava aos proprietários sulistas.
As tarifas protecionistas tinham como objetivo eliminar a concorrência européia, uma vez que os Estados do Sul compravam e vendiam para este mercado.
A expansão para o Oeste aumentou a tensão entre o Norte e o Sul, porque envolvia a questão da representação no Senado e na câmara dos deputados.
O Norte tinha mais Estados, portanto, maior representação no Congresso. A criação de novos Estados no meio-oeste foi disputada entre abolicionistas e os escravocratas.
Nesse ambiente conflitante Abraham Lincoln como candidato às eleições presidenciais de 1860.
A plataforma básica de Lincoln compunha-se de dois pontos:

·         União a todo preço;

·         Definição de tarifas protecionistas.
A Carolina do Sul proclamou a dissolução da União e foi seguida pelos demais Estados Confederados do Sul. A capital dos rebeldes era Richmond e seu presidente, Jefferson Davis.
O Sul desfechou um ataque ao Forte Sumter, o que provocou o início da guerra.
Apesar das vitórias iniciais dos Estados Confederados, a União tinha melhor estrutura rodoviária e ferroviária para transportar armas e suprimentos.
Além disso, suas indústrias produziam tudo que necessitavam.
Por outro lado, o Sul importava armas, remédios e munições que eram pagos com algodão.
O Bloqueio Naval, que o Norte impôs ao Sul, foi fundamental para vencer a Guerra.
No decorrer do conflito, Lincoln aboliu a escravidão. Em 14/04/1865, já com a guerra terminada, o presidente era assassinado por um fanático sulista.
Os Estados sulistas, derrotados, tiveram de aceitar a abolição e o direito de voto aos negros, além de permanecerem ocupados militarmente até 1877.
Esses fatos serviram de pretexto para a formação de sociedades secretas, entre as quais a Ku-Klux-Klan, a fim de perseguir negros.

6 comentários: