domingo, 19 de agosto de 2012

Grécia Antiga - Parte I


Civilização Grega

A Grécia se localiza na Europa, numa região que se chama Península Balcânica, banhada pelo Mar  Mediterrâneo.  O litoral, muito recortado, facilitou o comércio externo.
A civilização grega originou-se de sucessivas invasões e do estabelecimento de quatro povos indo-europeus , que, vindos da Ásia Menor e dispondo de armas de bronze e ferro, dominaram os povos locais. Esses invasores eram os áqueos, jônios, eólios e dórios. Da fusão de invasores com os povos locais, surgiram os gregos.
As comunidades iniciais organizaram-se socialmente em clãs patriarcais, denominados genos. A sociedade unia pessoas e bens, a terra era coletiva e tudo o que o grupo necessitava para sobreviver pertencia a todos.
Mas com o passar do tempo, a população foi aumentando e a propriedade coletiva deu lugar à propriedade privada. A sociedade passou a se constituir em classes sociais, sendo que os proprietários das terras eram ricos que passaram a explorar os pobres e os chefes das comunidades tornaram-se reis com amplos poderes.
Essa situação também mudou: com o passar do tempo, os proprietários de terras derrubaram o poder do rei e dominaram a sociedade. Surgem as cidades-estado (base da organização política).

Cidades-Estado

No período arcaico, as cidades-estado eram completamente independentes umas das outras. Também conhecidas como polis, elas tinham seu próprio governo e, às vezes, eram rivais entre si, unindo-se nos momentos de agressão externa ou de unidade cultural, como na época dos jogos olímpicos, dos quais participavam diversos gregos. Mas, basicamente, o que unia essas cidades gregas eram fatores como a língua, a religião e a proximidade territorial.
A fragmentação do território – devido à presença de montanhas e do mar – influenciou a fragmentação política. Certamente, uma das características básicas da Grécia é que nunca houve um Estado grego unificado, isto é, um único governo para todo o povo.
Dentre as diversas cidades-estado gregas, destacaram-se Esparta e Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário